QUEM SOMOS
A BIOTERA é uma empresa de Projetos e Negócios para a Sustentabilidade com foco em Meio Ambiente e Segurança das Pessoas, integrando soluções e atendendo as mudanças no cenário econômico.
O NEGÓCIO
Nosso serviço busca a investigação, identificação, estudos e solução, gerais ou parciais, na estrutura, no funcionamento e na gestão das organizações, compreendendo a indicação de métodos e soluções a serem adotados e a criação de condições para sua implementação.
VISÃO
Promover os resíduos sólidos em uma nova modalidade economica; • Manter nossos clientes compliance com a sustentabilidade; • Prover nossos clientes de informações e oportunidades que contribuam para a competitividade e longevidade de seus negócios através da sustentabilidade; • Tornar o Social, Ambiental e Resultados como diferencial competitivo dos colaboradores e nossos parceiros.
MISSÃO
Sermos reconhecidos como empresa criadora de modelos replicáveis de gestão socioambiental que implementem uma economia inteligente e humanizada, aumentando as condições de crescimento da economia e da sociedade.
VALORES
Comprometimento com métodos de Desenvolvimento Sustentável aplicada;
Constante busca de soluções nas cadeias produtivas da Sustentabilidade;
A ética presente em todo relacionamento;
Firme crença de que comunidades economicamente incluídas e motivadas dinamizam o mercado de modo socioambiental correto;
Convicção da transformação do ser humano através do trabalho digno, honesto e constante;
Busca insistente em tecnologias sociais e ambientais.
CASES DE SUCESSO
Veja o que a gestão de resíduo através da metodologia e ferramenta MSR é capaz de fazer. Cria e implementa seu Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, cria ou fortalece sua Teia na cadeia de resíduos e ainda toda a Economia Circular..
NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS
Triple Botton Line
Segundo o Relatório de Brundtland (1987) e adotado pela BIOTERA, Sustentabilidade é:
“atender as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de atender as suas". É o equilíbrio entre os recursos humanos (P-People), os recursos ambientais (P-Planet) e os recursos financeiros (P-Profit), tornando o 3P (tripleP) que dará a nova ordem econômica e política.
Economia Circular
Economia Circular compreende como o resíduo sólido cria oportunidade para o desenvolvimento humano quando adota-se a gestão do resíduo sólido através da ferramenta MSR da BIOTERA.
A economia circular provoca nos locais onde adotados o que chamamos de Cidades Criativas, com incremento no PIB e também em Capital Humano através do modelo de gestão integrada de resíduos sólidos.
O modelo em Teia é replicável em alta escala com a ferramenta MSR organizando as instituições.
Vale sempre lembrar que Capital Humano, na sua definição livre, é o conjunto de capacidades, conhecimentos, competências e atributos de personalidade que favorecem a realização de trabalho de modo a produzir valor econômico. O MSR permite saber quais competências precisam na cadeia de resíduos para acontecer.
Por fim, Economia Circular é uma economia que não depende de incentivos e subsídios para acontecer porque a gestão integrada de resíduos sólidos é uma obrigação para todos – no setor público e privado e para as pessoas física e exige ações coordenada e encadeadas.
ECCC : Economia Circular, Compartilhada e Criativa
• Economia: é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais.
• Circular: movimento ordenado e contínuo de umcorpo que descreve um trajeto circular com retorno ao ponto de partida ou algum outro ponto de uma rota.
• Compartilhada: tomar parte em ou de alguma coisa; Participar; Partilhar algo com alguém.
• Criativa: capacidade humana de grande valor universal, deve ser aplicada em qualquer área da vida. É na capacidade criativa que existe a chave da evolução da humanidade.
Economia Circular x Economia Linear
“A economia circular pode, efetivamente, ser definida como o modelo contrário da economia linear”. Numa economia clássica – ou linear-, produzimos, consumimos e depois eliminamos.
Economia Criativa
Diferentemente da economia tradicional, de manufatura, agricultura e comércio, a economia criativa, essencialmente, foca no potencial individual ou coletivopara produzir bens e serviços criativos. As atividades do setor estão baseadas no conhecimento e produzem bens tangíveis e intangíveis de valor econômico (ONU).
Economia Compartilhada
Segundo Rachel Botsman, ,mercados de redistribuição: ocorre quando um item usado passa de um local onde ele não é mais necessário para onde ele é.
• Lifestyles colaborativos: baseia-se no compartilhamento de recursos, tais como dinheiro, habilidades e tempo.
Sistemas de produtos e serviços: ocorre quando o consumidor paga pelo benefício do produto e não pelo produto em si.
Upcycling
Upcycling é o título da edição alemã de um livro publicado pela primeira vez em Inglês em 1998 por Gunter Pauli.
O objetivo do upcycling é evitar desperdiçar materiais potencialmente úteis, encontrados em resíduos, produtos que não são mais desejados e/ou inúteis. Isso reduz o consumo de novas matérias-primas, evita o esgotamento de aterros sanitários, opção na criação de novos produtos e/ou matéria prima (economia criativa). Resulta em uma redução da utilização de energia, poluição do ar, poluição da água e até mesmo emissões de gases de efeito estufa.
Nas questões sociais, gera oportunidade para todos, de forma digna, honesta e constante.
Portanto, o valor e o conceito de Upcycling esta ligado ao critérios de sustentabilidade na sua essencia.
Processos:
• Descaracteriza os resíduos garantindo a segurança do gerador;
• Permite maior vida útil aos resíduos descartados;
• Resíduos com possibilidade de reaproveitamento para dar continuidade ao seu ciclo de vida sendo reutilizado por outros mercados;
• Transforma os resíduos em novos produtos,
• Higieniza os resíduos quando se faz necessário;
• Estuda e implementa tecnologias em todo o processo upcycling.
• Controla o resíduo da produção upcycling.
• Rastreia o resíduo em sua cadeia, da geração ao destino final.