NOTÍCIAS

Medidas que contribuem na prevenção contra incêndio

A ocorrência de incêndios nas empresas se deve a diversos fatores, mas cumpre destacar os aspectos da prevenção em segurança do trabalho:

a) Instalações elétricas - NR 10 do Ministério do Trabalho;

b) Proteção contra incêndios - NR 23 do Ministério do Trabalho;

c) fornecedores qualificados com capacitação técnica, licenças e emissões de anotação de responsabilidade técnica do serviço.

A norma regulamentada 10 estabelece a verificação de quadros de força, instalações elétricas, aterramento, uso de equipamentos de proteção individual, esquema unifilar, dentre os principais itens da norma, para avaliar as condições destas instalações e equipamentos. Este documento deve ser renovado anualmente a fim de verificar se as instalações estão compatíveis com os equipamentos instalados e se há risco de acidentes com pessoas ou de incêndio.

Enquanto que a NR 23 diz respeito ao sistema de proteção contra incêndios (extintores, hidrantes, alarme, controle de fumaça etc.), treinamentos e formação de brigadistas a fim de prevenir e agir em situação de emergência em caso de incêndio.

Na qualificação de fornecedores na área de manutenção, convém avaliar se a empresa está inscrita ou registrada em órgão de classe, além da documentação de praxe, como CNPJ, contrato social. Os funcionários que exercem a função técnica precisam comprovar a inscrição em órgãos como: CREA, CRQ, OAB, dentre outros, a fim de comprovarem a respectiva capacitação, ademais na área de engenharia, um profissional que cuida da manutenção e instalação de equipamentos, serviços de segurança do trabalho, de engenharia civil em que no caso de acidente, a exigência documental comprova a preocupação na qualidade do trabalho técnico contratado pela empresa o que previne riscos e acidentes, a fim de afastar a responsabilização de danos próprios e c ontra terceiros.

Portanto, uma situação de risco se faz presente com frequência no dia a dia de todos, mas a prevenção reduz substancialmente uma emergência, que uma vez verificada, é necessário estar preparado para agir e minimizar os danos ocorridos.

Nossa ferramenta e assessoria técnica GLAS manterá você informado e gerenciando as necessidades para o atendimento legal.

Por Marcelo Ferrucci Consultor em Sustentabilidade 2comply Biotera.

BIOTERA NA MÍDIA

Programa Gocil de Gestão de Resíduos.

Site Gocil Segurança e Serviços.

Novos negócios podem surgir para fomentar a cadeia de resíduos.

Mas não de forma paternalista como as cooperativas.

Uniforme reciclado vira peças que geram renda.

Diário Comércio Indústria & Serviços.

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André/SP.

ACIAM - Associação Comercial e Industrial de Mauá.