NOTÍCIAS

CONTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

A contabilidade, uma das ciências mais antigas do mundo, originou-se com o intuito de quantificar a riqueza humana, ou seja, o patrimônio. Ao longo dos séculos ela vem acompanhando a evolução da economia e criando novas técnicas de identificação, mensuração e evidenciação dos eventos econômicos e financeiros os quais causam mutações

patrimoniais. Atualmente, a contabilidade é considerada um sistema de informações que tem como objetivo auxiliar o gerenciamento das entidades para que estas possam garantir sua continuidade.

A partir deste contexto, pode-se definir contabilidade socioambiental como o estudo do patrimônio ambiental e social (bens, direitos e obrigações ambientais e sociais) do seu Negócio e todo impacto em sua cadeia produtiva.

Seu objetivo é fornecer aos seus usuários, interno e externo, informações sobre os eventos socioambientais que causam modificações na situação patrimonial, bem como realizar sua identificação, mensuração e evidenciação.

Teoricamente parece ser fácil seu entendimento e sua aplicação, mas na prática são  encontradas várias dificuldades as quais impedem o seu uso. A principal  delas é a segregação das informações de natureza socioambiental das demais informações gerais da empresa, bem como sua correta classificação e avaliação contábil.

Algumas dificuldades:

  • Ausência de definição clara de custos socioambientais (sociais e ambientais);
  • Dificuldade em entender e calcular um passivo socioambiental efetivo;
  • Problema em determinar a existência de uma obrigação futura;
  • Falta de clareza no tratamento a ser dado aos projetos e cumprimento legais;
  • Reduzida transparência com relação aos danos provocados pela empresa em seus ativos próprios, dentre outros.

Apesar das dificuldades, a BIOTERA possui o GLAS, nossa ferramenta de Gestão e Assessoria em Legislação, que controla toda a legislação e ações socioambientais.

É uma ferramenta de Gestão e Controle, que lhe dará todas as informações de forma precisa sobre cada custo e despesa para a realização das ações para cumprimento da legislação e requisitos corporativos.

Vamos as alguns exemplos:

Ativo Socioambiental

São considerados ativos socioambientais todos os bens e direitos destinados ou provenientes da atividade de gerenciamento ao meio ambiente e a saúde e segurança do trabalho, podendo estar na forma de capital circulante ou capital fixo. Aqui também inclui suas ações de Responsabilidade Social.

Passivo Socioambiental

Passivo socioambiental são toda obrigação contraída voluntária ou involuntariamente destinada a aplicação em ações de controle, preservação e recuperação do meio ambiente e a segurança do trabalho, originando, como contrapartida, um ativo ou custo socioambiental.

Custos e Despesas Socioambientais

Custos e despesas socioambientais são gastos (consumo de ativos) aplicados direta ou  indiretamente no sistema de gerenciamento ambiental e segurança do trabalho do processo produtivo do seu Negócio.

Receita Ambiental

Segundo o IASB (International Accounting Standards Board) a receita pode ser definida como: “(...) o acréscimo de benefícios econômicos durante o período contábil na forma de entrada de ativos ou decréscimo de exigibilidade  (passivo) e que redunda num acréscimo do patrimônio líquido, outro que não o relacionado a ajustes de capital (...)”

Conheça nossa ferramenta, sem compromisso, e saiba como ela agregará valor ao seus negócios em todas as escalas da sua Empresa.

BIOTERA

BIOTERA NA MÍDIA

Programa Gocil de Gestão de Resíduos.

Site Gocil Segurança e Serviços.

Novos negócios podem surgir para fomentar a cadeia de resíduos.

Mas não de forma paternalista como as cooperativas.

Uniforme reciclado vira peças que geram renda.

Diário Comércio Indústria & Serviços.

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André/SP.

ACIAM - Associação Comercial e Industrial de Mauá.