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Turista e turismo sustentável

Já ouviu falar de Turista Sustentável? E em passaporte Verde? São iniciativas da Parceria Global para o turismo sustentável, onde traz dicas de ações para estimular o turista e as empresas do segmento a adotar postura responsável e práticas sustentáveis.

No Brasil, a campanha é implementada pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

É uma iniciativa que contempla todo o setor, desde as operadoras de turismo até a iniciativa do município, passando pelas pousadas, hotéis e prestadores de serviços diversos. Leva em conta a comunidade local, tradições da região e sua cultura.

Vale o destaque para:

São requisitos para o seu cumprimento e é fundamental conhece-los para reposicionar seu negócio no mercado mundial de turismo.

O GLAS, ferramenta de gestão de requisitos legais obrigatório e conformidade legal, contempla todos os requisitos necessários, adaptados para o seu negócio.

O que pretende essa iniciativa:

Empresas:

  • Incorporar os princípios socioambientais à administração e ao treinamento das pessoas, que devem ser capacitadas para exercerem suas atividades de modo responsável;
  • Explorar a cultura e tradições locais como artesanato, culinária, sítios arqueológicos, música, vestimenta, patrimônios culturais etc.;
  • Reduzir o consumo direto e indireto de energia;
  • Controlar e diminuir o uso de produtos agressivos ao ambiente e a segurança das pessoas, adotando quando possível produto biodegradáveis;
  • Gestão integrada de resíduos sólidos evitando a contaminação do mar, águas, rios, nascentes e solo;
  • Consumir água com racionalidade e eficiência;
  • Utilizar energias alternativas, como a solar e eólica;
  • Tomar as iniciativas necessárias para acabar com a poluição sonora e visual.

 

Convida o turista a:

  • Optar por hospedagens e serviços sustentáveis;
  • Participar ativamente das ações das empresas em suas práticas sustentáveis;
  • Divulgar de forma espontânea dos locais e ações dos locais;
  • Recolhimento e segregação da geração do seu resíduo;
  • Não recolhimento de plantas e animais;
  • Respeito a cultura local e suas tradições;
  • Não desperdício de alimentos;
  • Entre outros

Desta forma, convidamos empresas do segmento de turismo em todo o Brasil a conhecer, gerenciar e administrar tais requisitos para o cumprimento legal e atingir cada vez mais seus objetivos e tornar a sustentabilidade (equilíbrio entre o social, ambiental e financeiro) parte da sua gestão.

Sucesso para todos e para o Brasil.

 

 

 

 

 

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