Já ouviu falar de Turista Sustentável? E em passaporte Verde? São iniciativas da Parceria Global para o turismo sustentável, onde traz dicas de ações para estimular o turista e as empresas do segmento a adotar postura responsável e práticas sustentáveis.
No Brasil, a campanha é implementada pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
É uma iniciativa que contempla todo o setor, desde as operadoras de turismo até a iniciativa do município, passando pelas pousadas, hotéis e prestadores de serviços diversos. Leva em conta a comunidade local, tradições da região e sua cultura.
Vale o destaque para:
- ISO 21.401 (ISO 21.401: 2018 – Sistema de gestão da sustentabilidade para meios de hospedagem);
- Código de ética mundial do turismo, criado pelo OMT-Organização Mundial do Turismo;
- ABNT 15.401 (Meios de hospedagem - Sistema de gestão da sustentabilidade - Requisitos).
São requisitos para o seu cumprimento e é fundamental conhece-los para reposicionar seu negócio no mercado mundial de turismo.
O GLAS, ferramenta de gestão de requisitos legais obrigatório e conformidade legal, contempla todos os requisitos necessários, adaptados para o seu negócio.
O que pretende essa iniciativa:
Empresas:
- Incorporar os princípios socioambientais à administração e ao treinamento das pessoas, que devem ser capacitadas para exercerem suas atividades de modo responsável;
- Explorar a cultura e tradições locais como artesanato, culinária, sítios arqueológicos, música, vestimenta, patrimônios culturais etc.;
- Reduzir o consumo direto e indireto de energia;
- Controlar e diminuir o uso de produtos agressivos ao ambiente e a segurança das pessoas, adotando quando possível produto biodegradáveis;
- Gestão integrada de resíduos sólidos evitando a contaminação do mar, águas, rios, nascentes e solo;
- Consumir água com racionalidade e eficiência;
- Utilizar energias alternativas, como a solar e eólica;
- Tomar as iniciativas necessárias para acabar com a poluição sonora e visual.
Convida o turista a:
- Optar por hospedagens e serviços sustentáveis;
- Participar ativamente das ações das empresas em suas práticas sustentáveis;
- Divulgar de forma espontânea dos locais e ações dos locais;
- Recolhimento e segregação da geração do seu resíduo;
- Não recolhimento de plantas e animais;
- Respeito a cultura local e suas tradições;
- Não desperdício de alimentos;
- Entre outros
Desta forma, convidamos empresas do segmento de turismo em todo o Brasil a conhecer, gerenciar e administrar tais requisitos para o cumprimento legal e atingir cada vez mais seus objetivos e tornar a sustentabilidade (equilíbrio entre o social, ambiental e financeiro) parte da sua gestão.
Sucesso para todos e para o Brasil.