NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

para o sistema produtivo e saudável nas organizações

            A relação entre imposição, exigência e voluntariado que se faz necessários nas organizações.

            Vamos lá:

  1. O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo (geralmente vinculado a um órgão do município, estado da federação ou da própria União) estabelecido em legislação para determinados empreendimento. Aprovado, expede a licença que será renovada periodicamente, mediante cumprimento de exigências técnicas que evidenciam o controle das atividades que interagem com o meio ambiente. É impositivo.
  2. Certificações constituem em um ato em regra de origem privada (ente particular) que atribui uma qualificação por atender requisitos, com a finalidade de assegurar na cadeia produtiva um aspecto de confiabilidade no produto ou serviço da organização. É o caso das normas da família ISO (International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Normalização). Nas certificações o objetivo é comprovar o cumprimento de requisitos para garantia da qualidade, ao meio ambiente, à segurança do trabalho, à responsabilidade social, a prevenção de fraudes e corrupção, em toda a cadeia produtiva e diminuir problemas relacionados com estas áreas.  É exigido.
  3. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS são uma iniciativa das Organizações das Nações Unidas pelo Pacto Global de melhoria do mundo por 17 metas e 169 objetivos que podem ser aderidos por qualquer organização. É voluntariado.

Uma organização que ainda não esteja preparada para implantar um sistema, seja por custo, cultura ou necessidade, os ODS são uma opção interessante para se iniciar essa mudança, começando pelo modelo top–down e permeando a cultura organizacional, permitindo o reconhecimento em ações socioambientais e o engajamento de colaboradores, fornecedores, vizinha etc.

Diferencia dos demais por constituírem uma iniciativa da própria organização, isto é, ela que irá determinar o seu nível de engajamento em determinados princípios escolhidos. Consulte.

Os ODS são diversos princípios que podem ser aderidos – em parte ou no todo - por comprometimento em atuar em favor de diversas áreas e o nível de engajamento depende das pessoas que compõem a organização. É o caso da organização se envolver na destinação dos resíduos ou proteção da água, entre vários outros, de fácil compreensão e alcance.

Quando as pessoas se engajam em realizar algo relacionado ao seu dia a dia o comprometimento é maior e o resultado tende a ser alcançado gradativamente pelo interesse em ajudar e contribuir (pensar global e agir local). É importante ressaltar que nestas iniciativas muitas vezes está se cumprindo a legislação, por exemplo: destino dos resíduos sólidos, prevenção da poluição, emissão de gases de efeito estufa entre muitos outros.

O GLAS, ferramenta da BIOTERA, é uma plataforma imprescindível para gerenciar tanto os requisitos legais, requisitos do cliente e os ODS para que as organizações conheçam e pratiquem a sustentabilide e determine onde desejam chegar.

Marcelo Ferrucci, especialista em legislação socioambiental e consultor 2comply Biotera e auditor líder em gestão ambiental.

Fontes de pesquisa:

https://www.pactoglobal.org.br/a-iniciativa

http://www2.mma.gov.br/port/conama/

https://www.iso.org/home.html

https://www.cgu.gov.br/assuntos/responsabilizacao-de-empresas/lei-anticorrupcao

Biotera, trabalha com você e para você.

BIOTERA NA MÍDIA

Programa Gocil de Gestão de Resíduos.

Site Gocil Segurança e Serviços.

Novos negócios podem surgir para fomentar a cadeia de resíduos.

Mas não de forma paternalista como as cooperativas.

Uniforme reciclado vira peças que geram renda.

Diário Comércio Indústria & Serviços.

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André/SP.

ACIAM - Associação Comercial e Industrial de Mauá.