NOTÍCIAS

Quatro ações para o Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade nos negócios através da gestão dos aspectos sociais, ambientais e, claro, econômicos.

Você já percebeu que a Gestão pela Sustentabilidade é uma questão financeira e aqui apresentamos ações para fortalecer seus negócios, criando e mantendo vantagem competitiva e usufruindo de benefícios como crédito, novos clientes, reposicionamento do mercado, valorização da marca e redução de riscos e passivos socioambientais. Isso é a sustentabilidade.

  1.  Conhecer e gerenciar os requisitos legais obrigatórios do seu negócio e sua contabilidade socioambiental. Ajudará a criar indicadores em cada ação e requisito gerenciado. Manter-se compliance na gestão pela Sustentabilidade.
  2. Criar e gerenciar seus resíduos sólidos através do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) com rastreabilidade, através do aplicativo MSR. O aplicativo permite atender a logística reversa pré e pós-consumo, cria a Economia Circular tendo seu resíduo como matéria prima e conhecerá o Ciclo de Vida do que produz.
  3. Desenvolver um projeto de Segurança das Pessoas (dentro e fora da sua Empresa), atingindo todos os níveis da sua organização e comunidade. Segurança e Saúde do Trabalho, do Alimento, Eficiência Energética, da Informação entre outras.
  4. Programa de Sensibilização, no modelo TOP-DOWN, atingindo todos os níveis da sua organização. Dar uma percepção clara a todos os stakeholders a importância e os benefícios que a sustentabilidade traz para o crescimento e perenidade da empresa e da vida das pessoas. Código de ética e conduta, Programa de voluntariado empresarial, Semana da sustentabilidade com palestras e oficinas, Ações de redução de resíduo, de água, energia, Educação ambiental e até onde a imaginação permitir.

Iniciativas permite o reposicionamento do seu negócio para o público interno e externo.

 

BIOTERA NA MÍDIA

Programa Gocil de Gestão de Resíduos.

Site Gocil Segurança e Serviços.

Novos negócios podem surgir para fomentar a cadeia de resíduos.

Mas não de forma paternalista como as cooperativas.

Uniforme reciclado vira peças que geram renda.

Diário Comércio Indústria & Serviços.

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André/SP.

ACIAM - Associação Comercial e Industrial de Mauá.