NOTÍCIAS

Programa Nacional Lixão Zero: portaria MMA abril de 2019

O programa é um esforço de todos – governo federal, estados, municípios e iniciativa privada – para acabar com essa “vergonha nacional” que são os lixões.

O Ministério do Meio Ambiente entrega, por meio do programa, um diagnóstico da situação atual dos Resíduos Sólidos Urbanos, a situação desejada e indicadores para avaliar a implementação dessa política pública. Para tanto, disponibiliza um Plano de Ação, com ações pragmáticas e concretas e uma Agenda de Atividades, que serão atualizados de acordo com a evolução do programa.

A obrigatoriedade de elaboração dos PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos nacional, estaduais e municipais, dos planos de gerenciamento das empresas, dos acordos setoriais de logística reversa, as metas para erradicação de lixões são desafios para os três níveis de governo, para o setor produtivo e para as organizações de catadores, não apenas em uma perspectiva de proteção ao m’eio ambiente mas, em uma abordagem de transformação de processos produtivos e economia circular, de novos padrões e tecnologias para coleta, processamento e maximização da reciclagem.

A BIOTERA tem tecnologia e processos para atendê-lo.

Saiba mais: http://www.mma.gov.br/component/k2/item/15466-mma-lan%C3%A7a-programa-nacional-lix%C3%A3o-zero.html

BIOTERA NA MÍDIA

Programa Gocil de Gestão de Resíduos.

Site Gocil Segurança e Serviços.

Novos negócios podem surgir para fomentar a cadeia de resíduos.

Mas não de forma paternalista como as cooperativas.

Uniforme reciclado vira peças que geram renda.

Diário Comércio Indústria & Serviços.

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André/SP.

ACIAM - Associação Comercial e Industrial de Mauá.