NOTÍCIAS

O que determina a reciclagem é a economia e não a tecnologia

Os valores sociais estão excluídos das equações atuais que se pratica no mercado de reciclagem e, por isso, prefere-se ainda destinar para aterros, incinerações e outros fins  desconhecido pelo gerador e pelo poder público.


No momento que introduz tais variáveis, temo o que chamamos de Economia Circular.

A tecnologia e metodologia - MSR -  é a força motriz para a Economia Circular. Produz movimentos e estímulos na sociedade, criando centros funcionais para atingir o objetivo de todos. Esses centros tem suas funções definidas e tornam-se células vivas para o resíduo e para a economia.Convido-o a conhecer o que temos pra você e seu negócio. 

É fato que os fabricantes, o varejo e os consumidores não assumam voluntariamente a responsabilidade pelo fim da vida útil dos seus resíduos, ao menos que sejam obrigados a suportar o custo das soluções para os produtos e embalagens que produzem, vendem ou consomem.

Desenvolvemos então a valorização e o estímulo da participação do gerador. O custo será assumido compulsoriamente por quem não participa.

Um dos maiores custo neste novo mercado é a logística, que ainda teimam no modelo tradicional. Ela é a primeira a ser mudada na Economia Circular.

As empresas no negócio de reciclagem atuam sempre no final do tubo. Os investimentos também estão focado lá. Tecnologias na reciclagem de cigarros, no tudo da pasta de dente, na embalagem de extrato de tomate, numa cooperativa, numa esteira, num veículo. Esquecem o meio do processo. Como fazer o resíduo chegar até o destino correto? Com o MSR isso acontece e viabiliza qualquer investimento na cadeia de resíduos.

Precisamos conhecer volume, quantidade, qualidade, localização e identificação (fabricante e participante) de resíduos que suporte informação para toda tomada de decisão em todas as esferas e em todas as unidades da cadeia de resíduo. Precisa ser integrada já!

Essa é a proposta.

 

BIOTERA NA MÍDIA

Programa Gocil de Gestão de Resíduos.

Site Gocil Segurança e Serviços.

Novos negócios podem surgir para fomentar a cadeia de resíduos.

Mas não de forma paternalista como as cooperativas.

Uniforme reciclado vira peças que geram renda.

Diário Comércio Indústria & Serviços.

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André/SP.

ACIAM - Associação Comercial e Industrial de Mauá.