NOTÍCIAS

ECCC: Economia Circular, Colaborativa e Criativa

O assunto citado neste artigo trata-se de uma nova economia, a qual a BIOTERA já pratica em todos os projetos que implementamos. Essa nova economia esta intrinsecamente ligada à Sustentabilidade porque esta enraizada nos três pilares do Desenvolvimento Sustentável: P-People, P-Planet e P-Profit.

A economia tem (tinha?) suas bases na indústria manufatureira (com uso excessivo de recursos naturais) e agora ela é transformada em serviços para a sua rede de consumidor. Sim, é uma rede que interage com o seu negócio, onde buscam informações sobre como e o que seu negócio produz, seus valores e como se relaciona com as partes interessadas.

Hoje é linear, onde extrai, transforma, utiliza e descarta.  Todas as etapas citadas geram "subprodutos" do seu negócio, que são descartadas e sem gestão,  colocando em risco o destino final. Veja o artigo.

O resíduo é a matéria prima do século XXI, é um recurso valioso num momento onde temos restrições de recursos naturais, a necessidade urgente de criação de oportunidade e esperança para a população através da geração de emprego e renda.

A economia circular estimula a Pesquisa e Desenvolvimento, dentro e fora dos Centros de Pesquisa, onde a criatividade aliada às necessidades eleva o Brasil a um novo patamar na criação de novos negócios.

Um fator que retarda (ou desiste) a entrada no mercado de novas tecnologias é devido a oferta e demanda. A economia circular elimina esse gap.

A participação de pessoas colaborando na economia circular é surpreendente. Toda a rede trabalha trocando material e informação (escambo), doação de tempo de pessoas buscando qualificar melhor os produtos e serviços dos novos serviços oferecidos na reciclagem.

A economia circular, colaborativa e criativa transforma a comunicação, deixando de ser no sentido centro-periferia e abre oportunidades para todos. Veja o artigo.

O que entregamos:

  • Acompanhamento em tempo real da rota do seu resíduo;
  • A gestão e homologação dos seus fornecedores - mão de obra, transporte e destino final, garantindo a qualidade e não emprego de mão de obra análoga a escravidão;
  • Custos e Receitas na cadeia;
  • Elimina a possibilidade de 'fuga' dos seus resíduos, isto é, conhecerá todos, em cada unidade fabril do seu negócio;
  • Interfaces e relatórios como apenas um click para as partes interessadas - governo, matriz, contabilidade, compras, acionistas, clientes, fornecedores.
  • Educação ambiental, indicadores, comunicação interna

Tudo isso é possível quando vamos além da separação do resíduo. O MSR - MANEJO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS é a solução para isso.

 Nosso cliente gera em torno de 8 toneladas de resíduo por mês e conseguimos:

  • Emprego direto para o transporte e coleta: 03 mão de obra;
  • Cálculo da rota, otimização do transporte e contabilidade do gás efeito estufa;
  • Matéria prima para uma rede de cooperativas, estimulando 12 mão de obra direta na reciclagem do resíduo;
  • Criação e gestão da oficina de otimização para reaproveitamento de todo o resíduo - diferente da reciclagem;
  • Adoção de nova tecnologia reduzindo o custo em 72% na gestão integrada resíduo.

A BIOTERA quer apresentar esse modelo para você. Venha fazer parte da transformação da economia. Esta sim em suas mãos.

BIOTERA NA MÍDIA

Programa Gocil de Gestão de Resíduos.

Site Gocil Segurança e Serviços.

Novos negócios podem surgir para fomentar a cadeia de resíduos.

Mas não de forma paternalista como as cooperativas.

Uniforme reciclado vira peças que geram renda.

Diário Comércio Indústria & Serviços.

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André/SP.

ACIAM - Associação Comercial e Industrial de Mauá.