NOTÍCIAS

Avaliação de Conformidade Socioambiental

A expressão avaliação da conformidade está definida como o “exame sistemático do grau de atendimento por parte de um produto, processo ou serviço a requisitos especificados”, segundo a norma brasileira ABNT NBR ISO/IEC 17000.

Este conceito preconiza a ideia de tratamento sistêmico, pré-estabelecido de regras e, como em todo sistema, acompanhamento e avaliação dos seus resultados.

Um aspecto importante a ser destacado é que o processo de avaliação da conformidade objetiva é propiciar confiança ao negócio e não a garantia da qualidade do produto, que é responsabilidade inerente ao fabricante. (FONTE: IEC 17000).

A Conformidade Legal Socioambiental, busca exatamente cumprir as legislações e requisitos relacionados ao meio ambiente, responsabilidade social, segurança e saúde ocupacional. Trata-se de uma declaração ao mercado – interno e externo – quanto ao gerenciamento dos riscos socioambientais da atividade produtiva de uma organização para o poder público e para a sociedade civil.

Esta declaração constitui uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, como meio de informar e atrair o consumidor e, consequentemente, aumentar sua participação no mercado, podendo superar barreiras técnicas e acesso aos mercados exigentes.

O que o GLAS lhe proporciona:

  • Legislação, normas, decretos, portarias, resolução, medida provisória, regulamento, norma regulamentadora, decisão nas esferas federal, estadual e municipal aplicável ao seu negócio; já atuamos na Colombia, México e Argentina.
  • Explicação detalhando os principais requisitos da legislação através das obrigações;
  • Declaração de conformidade com a legislação através de evidências objetivas / observações;
  • Anexos são incluídos para fornecer evidências e comprovações das conformidades e também de não conformidade levantado;
  • Criação de planos de ação / recomendações para ajudar a empresa a gerenciar etapas para corrigir quaisquer não conformidade, ou fazer melhorias gerais;
  • Assessoria técnica para a condução do cumprimento das ações e itens aplicáveis sem restrição de consultas;
  • Gestão dos custos nas ações e nos requisitos como evidência de budget e recursos humanos;
  • Legislação não aplicável, mas de conhecimento que poderá ser consultado e cobrado junto a terceira parte;
  • Auditar e apoiar a avaliação de conformidade.

Numa ferramenta só. Esse é o GLAS.

 

BIOTERA NA MÍDIA

Programa Gocil de Gestão de Resíduos.

Site Gocil Segurança e Serviços.

Novos negócios podem surgir para fomentar a cadeia de resíduos.

Mas não de forma paternalista como as cooperativas.

Uniforme reciclado vira peças que geram renda.

Diário Comércio Indústria & Serviços.

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André/SP.

ACIAM - Associação Comercial e Industrial de Mauá.