NOTÍCIAS

Auto de vistoria do corpo de bombeiros

Projeto do sistema de combate a incêndios

                No sistema de gestão, ou na auditoria, os gestores se preocupam com a validade do auto de vistoria, vulgo AVCB, ou também chamdado de alvará. Porém se esquecem de evidenciar o conjunto de exigências legais, de todo o sistema de proteção, com suas particularidades e regionalidades exigidas por requisitos legais.

                Onde ficam os extintores? Quais os prazos para recarrega-los? E o simulado da brigada? Como vou saber se preciso de sistema de chuveiros ou gás no ambiente? Minhas portas estão de acordo e adaptadas? São algumas variáveis a ser analisada.

                As pessoas se esquecem do projeto aprovado pelo engenheiro, onde estão descritos os sistemas de proteção contra incêndio, que é a planta baixa (desenho da edificação) e descrição do sistema que são necessárias para informar e controlar os requisitos legais.

O incêndio mina todos os itens do tripé da sustentabilidade (pessoa, meio ambiente e resultado financeiro), daí a importância da gestão do aspecto e do perigo deste evento.

                Por fim, a organização precisa conhecer bem os seus processos para saber como agir em caso de incêndio, e isso é possível não só pela atualização documental, mas principalmente pelos treinamentos, simulados e a formação de brigadistas para auxiliar todos os envolvidos na prevenção deste evento.

                Recomenda-se um check list com os principais requisitos e legislações em conjunto com os controles já existentes, desta forma é mais fácil o controle destas ações.

Conheça nossa ferramenta e assessoria em requisitos legais, o GLAS.

Escrito por Marcelo Ferrucci, advogado especialista em Direito Constitucional Ambiental e consultor da BIOTERA.

BIOTERA NA MÍDIA

Programa Gocil de Gestão de Resíduos.

Site Gocil Segurança e Serviços.

Novos negócios podem surgir para fomentar a cadeia de resíduos.

Mas não de forma paternalista como as cooperativas.

Uniforme reciclado vira peças que geram renda.

Diário Comércio Indústria & Serviços.

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André/SP.

ACIAM - Associação Comercial e Industrial de Mauá.